sábado, março 26, 2011

DESENHAR E COLORIR SÃO FORMAS DE EXPRESSÃO PESSOAL

Desenhar e colorir são formas de expressão pessoal 
por excelência das crianças, que nem sempre
 conseguem exprimir-se adequadamente 
através da fala ou da escrita. Vários estudos 
já comprovaram que é bastante fácil perceber 
o que alguém está sentindo através das
 imagens que desenha ou das cores que 
utiliza para colorir. Por exemplo, uma criança que
desenha facas, pistolas, caveiras ou outros 
objetos perturbantes pode estar pedindo ajuda.
 Por outro lado, uma criança que desenha o sol, 
passarinhos, corações ou outros objetos alegres, 
pode estar expressando o seu contentamento. 
É um exercício excelente para desenvolver 
personalidades e deixar a criatividade fluir!


Expressão pessoal
Identificação das cores


A maioria das crianças tem a sua primeira (e muitas vezes única!) exposição à roda das cores e ao conceito de arte, graças às brincadeiras infantis com lápis de cor, de cera e marcadores. Aprender a distinguir as diferentes cores bem cedo é meio caminho andado para perceber as suas várias e corretas aplicações, bem como possíveis misturas entre cores primárias e secundárias, mais tarde.


Uma forma de terapia


O simples ato de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças e é uma atividade utilizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem e instituições para possibilitar o “descarregar” de emoções, sentimentos e frustrações. Uma criança zangada pode perfeitamente pintar o seu desenho de uma árvore toda preta, a tal ponto que a própria figura deixe de ser visível. De outra perspectiva, uma criança organizada, que gosta das coisas à sua maneira, pode colorir o seu desenho meticulosamente, sem ultrapassar qualquer linha do mesmo. Independentemente da forma como vai colorir ou desenhar, esta é uma excelente forma de acalmar as crianças.


Aprender a segurar e a controlar


Um lápis de cera é, para muitas crianças, o primeiro objeto que aprendem a segurar, para o poderem controlar. Dominar um lápis de cera é a rampa de lançamento para conseguirem dominar as restantes ferramentas de colorir – lápis de cor, marcadores, pincéis – e, mais tarde, os de escrita – caneta e lápis. Quanto melhor desenvolvidas estiverem as suas capacidades de segurar e de controlar um lápis de cera, mais facilitada será a sua aprendizagem mais tarde, quando começarem a escrever.


Coordenar para pintar


O desenvolvimento da coordenação olho-mão é outra grande lição que as crianças retiram das suas sessões de colorir. Desde segurar firmemente o lápis de cera, a reconhecer as cores que devem ser utilizadas, até ao ato de afiar os lápis, a verdade é que colorir desenhos implica uma enorme coordenação entre os olhos e as mãos. Quanto mais praticarem, mais desenvolverão esta aptidão tão básica para a vida.


Aperfeiçoamento das capacidades motoras


Colorir é divertido, não é? Pois é! Mas também é muito mais do que isso – enquanto as crianças se entretêm a colorir, interagindo com marcadores, tintas, lápis de cor, de cera e papel, estão trabalhando e a fortalecendo os músculos das mãos. Colorir exige uma coordenação básica e um esforço conjunto entre os músculos dos braços e os das mãos que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executar atividades mais exigentes, mas com dificuldade mínima.


Concentração máxima


As crianças que se dedicam a 100% à coloração dos seus desenhos fazem-no na perfeição: não há espaço que fique por preencher, nem linha que tenha sido cruzada! E isto porquê? O simples ato de colorir tem a capacidade de prender a atenção de uma criança, estimulando a sua concentração máxima, mesmo face a um ambiente barulhento como uma sala de aula ou a cozinha antes da hora de jantar. Com o passar do tempo, os seus níveis de concentração vão continuar melhorando.


Estabelecer limites


Uma criança mais nova não saberá respeitar as linhas do seu desenho tão bem como uma criança mais velha que já faz um esforço enorme para colorir dentro das mesmas… mas depressa chega lá! E ainda bem! Reconhecer e respeitar estes limites (mesmo que sejam os de um desenho!) é uma excelente experiência e método de aprendizagem para aquilo que se segue: escrever letras e números nas linhas de um caderno!


Missão cumprida!


A satisfação e o sorriso no rosto de qualquer criança que consegue colorir um desenho inteiro dentro das linhas, é uma vitória muito importante para os artistas de palmo e meio! O sentido de cumprimento, de que tudo é possível, é fundamental para as crianças porque dá-lhes motivos para se sentirem orgulhosos, capazes, confiantes e, claro, para ser congratulado pela sua comunidade mais imediata. Para além disso, é um sentimento de “missão cumprida” que dificilmente esquecerão.

domingo, março 20, 2011

20 DE MARÇO - DIA DO CONTADOR DE HISTÓRIAS - PARABÉNS A TODOS !!!



PARABÉNS A TODOS QUE ENCANTAM
COM HISTÓRIAS MARAVILHOSAS.
CONTAR HISTÓRIAS É UM ATO DE AMOR. É DAR
 AO OUTRO O QUE SE TEM DE MELHOR!!!

terça-feira, março 15, 2011

MUITO LINDOOO!!!

ESSA LINDA ORQUÍDEA, GANHEI DA AMIGA VERA DEPINÉ
Se apaixonar.
Rir até o rosto doer.
Um banho quente.
Um supermercado sem filas.
Um olhar especial.
Receber cartas.
Escutar sua música preferida no rádio.
Uma boa conversa.
Pegar uma boa praia.
Achar uma nota de R$50,00 na sua blusa de inverno do ano passado.
Rir de você mesmo!
Ter alguém para te dizer que você é bonita.
Os amigos.
Ouvir acidentalmente alguem falar BEM de você.
Acordar e perceber que ainda faltam algumas horas para dormir.
Fazer novos amigos, ou ficar junto dos velhos.
Conversar a noite com seu colega de quarto.
Alguém brincar com seus cabelos.
Bons sonhos.
Viagens com os amigos.
Ganhar um jogo difícil.
Encontrar com um velho amigo, e descobrir que
tem coisas que nunca mudam.
Descobrir que o amor é eterno e incondicional.
Abraçar a pessoa que você ama.
Ver o nascer do sol.
Levantar e agradecer a Deus por outro lindo amanhecer.

Autor(a) da mensagem: Desconhecido

segunda-feira, março 14, 2011

LEITURA DIÁRIA - LER PARA SABER

A leitura diária é muito importante e deve ser introduzida na rotina semanal do professor.
Essa leitura deve ser desprendida de qualquer trabalho didático . Deve ser uma leitura pelo deleite, alegria e prazer.
Essa atividade por si só já faz com que o aluno se concentre, se aproprie da linguagem culta e se familiarize com o gênero.
As histórias devem ser escolhidas à dedo, devem ter qualidade literária e serem envolventes.
Os temas variam conforme à faixa etária. Os menores adoram contos de fadas e magia, os maiores gostam de contos fantásticos e de assombração.
É muito importante variar o tema, para cativar os alunos comece pelo o que mais gostam, depois vá introduzindo outros temas.
Pode não parecer, mas essas leituras auxiliam muita nas reescritas, principalmente na questão da linguagem e na riqueza de detalhes que os alunos usam para escrever.

sábado, março 12, 2011

PARABÉNS A TODOS OS BIBLIOTECÁRIOS



Livros e Amigos
Devemos buscar amigos como buscamos livros.
Acertar na procura.
Não exija que sejam muitos, mas que sejam bons.
Não exija que sejam ricos, mas que sejam fiéis.
Não exija que tenha boa profissão, mas sim de bom coração.
É triste o homem que não pode buscar livros por não saber lê-los.
Mas é ainda mais triste o homem que não pode buscar amigos
Por não saber conquistá-los.
É triste a estante vazia por falta de livros,
Mas é ainda mais triste o homem oprimido, por falta de amigos.
Os livros nos tiram da turbulência da alma,
Nos fazem refletir sobre grandes acontecimentos,
Mas o amigo converte tormentas e tempestades
Em chuva de sentimentos.
Não podemos chamar de rico o homem que não tem livros,
Mas podemos afirmar que é mendigo
O homem que não tem amigos…
Autor: Desconhecido

O Conselho Regional de Biblioteconomia – 14ª Região promoveu,em comemoração ao dia do Bibliotecário, 12 de março, uma mesa redonda para os profissionais com o tema: “Atuação do Bibliotecário frente a globalização da informação”, no  dia 11 de março no auditório do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Agronômica, em  Florianópolis, às 19h.
Participaram do evento representantes da ACB, SINDIBIBLIO, UFSC, UDESC, CRB/14 e Secretaria Estadual de Educação. O objetivo central do evento foi proporcionar o diálogo e a interação entre os profissionais da área, para discutir aspectos relacionados à profissão, especialmente no que diz respeito às demandas existentes no Estado de Santa Catarina. Foram homenageados profissionais cuja atividade tem sido destaque, valorizando desta maneira a categoria como um todo. Logo após a mesa redonda foi servido um coquetel.